Um espaço de indústrias criativas

​​​​​​​

O termo “indústrias criativas” descreve empresas assentes em processos de criatividade – nomeadamente design, música, editoras, arquitetura, cinema e vídeo, artesanato, artes visuais, moda, TV e rádio, publicidade, literatura, jogos de computador e artes performativas.

As indústrias criativas são: "As indústrias que têm origem na criatividade, aptidão e talento individual, e que demonstram potencial para gerar riqueza e criar empregos através da geração e exploração da propriedade intelectual".

Anualmente, a região do Algarve agrega múltiplas e diferentes iniciativas associadas às indústrias culturais e criativas, particularmente durante a época de verão, quando se verifica na região um aumento da população por efeito do turismo. Um estudo desenvolvido pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento Regional (CIDER) da Direção Regional de Cultura do Algarve (DRC-Algarve), revela que 64% dos turistas consideram que a oferta cultural da região foi importante na decisão de seleção da região como destino de férias. Neste sentido, os municípios do Algarve assumem-se como os principais promotores dos principais eventos culturais, bem como a DRC-Algarve, associações culturais, fundações, e as empresas, não apenas para o verão, mas também para todo o ano.

O Algarve encontra-se, portanto, posicionado como um dos melhores destinos na indústria de eventos a nível mundial, resultado das excelentes instalações regionais, que propõem uma variedade de ideias criativas para reuniões de negócios e atividades em grupo, com salas amplas, recursos técnicos modernos e equipas profissionais e de alto desempenho, bem como hotéis de quatro e cinco estrelas e luxuosos campos de golfe. Assim, a organização de conferências internacionais tem aumentado de forma gradual, atraindo mais especialistas nacionais e internacionais, e mais público para a região.

Para mais informação sobre as indústrias criativas, aceda aqui.